BLOCKCHAIN E LGPD
PRIVACIDADE E PRECISÃO
Um princípio do LGPD é garantir que todos os dados pessoais de uma organização sejam precisos e que existam processos para verificar a precisão. A tecnologia Blockchain, com suas trilhas de auditoria incorruptíveis, pode fornecer um método para garantir precisão e permitir que os controladores de dados demonstrem como os dados foram processados.
CUSTO
Ao contrário das redes Blockchain Públicas, como o Bitcoin, as redes Privadas / Permissionadas não trabalham com o conceito de “Mining” que consiste em resolver equações complexas para validar todas as entradas de dados. Esta prática exige grande poder computacional e de energia elétrica para ser desenvolvida. Desta forma, as redes Permissionadas tem um custo inferior às Redes Públicas.
PERFORMANCE
As transações são da ordem de milhares por segundo em uma rede Privada/Permissionada enquanto que nas redes Públicas são da ordem de dezena. Isto se deve ao fato da não existência do “Mining”, conforme citado anteriormente e ao número de participantes ser menor e controlado. Uma transação na rede Bitcoin pode levar até 10 minutos para ser efetivada enquanto que nas redes Privadas é questão se segundos.
IDENTIFICAÇÃO
Uma Rede Blockchain Permissionada obriga que todos os elementos integrantes da Rede ( pessoas, organizações, dispositivos móveis e computadores) sejam identificados através de Certificados Digitais. Nenhum membro da Rede pode ser anônimo, como ocorre nas redes não permissionadas ou públicas, é o caso da rede Bitcoin.
IRREVERSIBILIDADE
A Tecnologia garante que as informações gravadas no Ledger sejam sempre incluídas, nunca alteradas e sempre identificadas com o responsável, data/hora.
CONTROLE DE ACESSO
As redes Blockchain permitem a criação de políticas de controle de tal forma que é possível definir quem tem direito de acesso aos dados
Blockchain pode ser utilizado nas
empresas sempre que houver:
1.
Um conjunto de pessoas, agencias ou empresas interconectadas que precisem atualizar ou consultar o status de um ativo;
2.
A necessidade de criar confiança entre as partes e garantir que suas ações sejam registradas fidedignamente e validadas;
3.
Vários intermediários que aumentam o tempo gasto, o custo e a complexidade do processo;
4.
A necessidade de imutabilidade. Garantir que os dados gerados pelas várias partes são confiáveis.